Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela E.D. Assessoria Contábil, de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Gestão de Operações | Planejamento e controle da produção


O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é uma função administrativa para orientar a produção e servir de suporte para controle, apoiando ações desde a idealização de um produto novo, passando pela fabricação, armazenagem, até o consumidor final.

Muitas pessoas ao ouvirem o termo “produção” pensam em fábricas, tornos e linhas de montagem. Originalmente, a maioria dos conceitos e técnicas de planejamento, programação e controle da produção veio de aplicações em fabricas. Recentemente, estas técnicas e conceitos migraram para a área de serviços, que mais cresce no mundo corporativo. Grande parte das empresas prestadoras de serviços, como bancos, escolas, lanchonetes, locadoras de carros, seguradoras etc. pode e deve ser tratada como “fabricantes de serviços”.

A conceituação de sistemas produtivos abrange tanto a produção de bens como a de serviços. Para atingir seus objetivos, os sistemas produtivos devem exercer uma série de sistemas operacionais, que vai desde o projeto dos produtos até o controle dos estoques, recrutamento e treinamento de pessoas, aplicação de recursos financeiros, distribuição de produtos etc. De forma geral, essas funções básicas podem ser agrupadas em Finanças, Produção e Marketing.

As atividades desenvolvidas pelo planejamento e controle da produção são “estratégicas”, quando definidas as políticas de longo prazo da empresa; “táticas”, quando estabelecidos os planos de médio prazo para a produção, e “operacionais”, quando preparados os programas de curto prazo e seus acompanhamentos.

Nas atividades operacionais, o PCP preocupa-se em gerenciar e prever as necessidades futuras para satisfazer continuadamente a demanda produtiva, fazer com que os recursos estejam disponíveis na quantidade, no momento e na qualidade adequada e a operação seja otimizada, auxiliando na administração e na avaliação dos métodos e procedimentos necessários para a tomada de decisões, com resultados significativos e vantagens competitivas para a organização.

Com as facilidades na aquisição de novas tecnologias de produção e gerenciamento, estão inseridas em um mesmo ambiente competitivo todas as empresas, micro, pequenas, médias e grandes. A empresa que estiver mais preparada terá melhores resultados.

Fabricação de um produto

As fases do planejamento e do controle na fabricação de um produto:

1.   Planejamento

a) Determinação dos tipos e quantidades dos produtos a serem fabricados.

b) Roteiro, que é a lista das operações que compõem o processo de produção do produto. Esta é a fase de como e onde as operações serão feitas e o tempo unitário de fabricação do produto ou serviço para cada uma das operações. Todos os equipamentos, ferramentas e acessórios também são planejados nesta fase.

c) Aprazamento, determina-se o quando será iniciada e terminada a produção, e por diferença, quanto tempo levará para produzir.

d) Liberação, ou despacho, que consiste essencialmente, na mobilização dos recursos para produção, antes do momento em que esta deverá ser iniciada, de acordo com os prazos determinados na fase anterior.

2.   Controle

Nesta fase é iniciada a produção e seu acompanhamento, até a apuração final dos resultados. A estrutura de controle é a mesma que a do planejamento. Todas as etapas desenvolvidas no planejamento serão verificadas na fase de controle.